sábado, 1 de dezembro de 2012

Obedecer a Deus é Vida - Jeremias 24


A visão e profecia de Jeremias 24 foi dada por Deus ao profeta quando Zedequias começou a reinar no lugar de Joaquim, seu sobrinho, que havia sido levado preso para Babilônia.
Destas se aprende que há vida quando se obedece a Deus mesmo na terra do cativeiro e da provação, e que há morte quando se lhe desobedece, ainda que se esteja liberdade na sua própria terra.  
Deus mostrou em visão a Jeremias, dois cestos de figos bem à frente do templo de Jerusalém, sendo que um deles continha figos bons para serem consumidos, e o outro figos completamente estragados.
E o Senhor disse ao profeta que o cesto com os figos bons representava o povo que se encontrava no cativeiro em Babilônia, porque alguns entre eles, e toda a sua descendência seria poupada e retornariam a habitar em Judá, depois de passados os setenta anos de cativeiro.
Todavia, o cesto com os figos ruins representava o rei Zedequias, os seus príncipes e o povo que ainda havia ficado em Jerusalém, porque o Senhor os rejeitaria de todo, tal como se faz com figos estragados, que para nada servem, e que por isso são lançados fora.      
A providência de Deus havia agido para que houvesse uma primeira leva de cativos para Babilônia em 605 a. C., para que pessoas retas como Daniel e seus três amigos, Mesaque, Sadraque e Abdnego, bem como Ezequiel e tantos outros que se encontravam com eles, e que descenderiam deles, fossem poupados para retornarem para Judá, quando Babilônia caísse debaixo do poder dos medos e dos persas em 537 a. C.
Todavia, os que haviam ficado em Jerusalém, era a pior parte da nação, os que haviam conspirado com Zedequias, para permanecerem em Judá e em Jerusalém, pensando que estariam em segurança e debaixo do favor do rei de Babilônia.
Contudo, eles haviam caído com as suas próprias artimanhas políticas e insídias na armadilha que o Senhor havia preparado para eles, porque ficariam sitiados e não somente viriam a ser mortos pela espada dos babilônios, como também passariam fome, sede, comeriam a seus próprios filhos para sobreviverem e também morreriam pela peste que tomaria conta da cidade de Jerusalém, que ficaria por longo tempo cercada pelos babilônios.   
Mas dos que seriam poupados pela misericórdia do Senhor, no cativeiro em Babilônia, é dito o seguinte:
“6 Porei os meus olhos sobre eles, para seu bem, e os farei voltar a esta terra. Edifica-los-ei, e não os demolirei; e planta-los-ei, e não os arrancarei.
7 E dar-lhes-ei coração para que me conheçam, que eu sou o Senhor; e eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus; pois se voltarão para mim de todo o seu coração.”
O Senhor havia prometido que faria o bem a todos que se submetessem ao rei de Babilônia, se sujeitando ao juízo do cativeiro, que Ele havia determinado.
Desta forma, aqueles que agissem contra esta vontade específica do Senhor, por procurarem fazer a própria vontade, tentando manter o status quo de suas vidas, não poderiam portanto, esperar o bem, senão males.
Por isso nosso Senhor Jesus Cristo disse que aquele que estiver apegado à sua vida neste mundo, e por conseguinte, rejeitar a vida do céu por não amar o estilo de vida celestial, senão o mundano, há de perdê-la, mas todo aquele que desprezar este estilo de vida mundano, reconhecendo que convém se sujeitar ao que vem de Deus, que é puro e santo, há de preservar a sua vida.


“1 Fez-me o Senhor ver, e vi dois cestos de figos, postos diante do templo do Senhor. Sucedeu isso depois que Nabucodonosor, rei de Babilônia, levara em cativeiro a Jeconias, filho de Jeoaquim, rei de Judá, e os príncipes de Judá, e os carpinteiros, e os ferreiros de Jerusalém, e os trouxera a Babilônia.
2 Um cesto tinha figos muito bons, como os figos temporãos; mas o outro cesto tinha figos muito ruins, que não se podiam comer, de ruins que eram.
3 E perguntou-me o Senhor: Que vês tu, Jeremias? E eu respondi: Figos; os figos bons, muito bons, e os ruins, muito ruins, que não se podem comer, de ruins que são.
4 Então veio a mim a palavra do Senhor, dizendo:
5 Assim diz o Senhor, o Deus de Israel: Como a estes bons figos, assim atentarei com favor para os exilados de Judá, os quais eu enviei deste lugar para a terra dos caldeus.
6 Porei os meus olhos sobre eles, para seu bem, e os farei voltar a esta terra. Edifica-los-ei, e não os demolirei; e planta-los-ei, e não os arrancarei.
7 E dar-lhes-ei coração para que me conheçam, que eu sou o Senhor; e eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus; pois se voltarão para mim de todo o seu coração.
8 E como os figos ruins, que não se podem comer, de ruins que são, certamente assim diz o Senhor: Do mesmo modo entregarei Zedequias, rei de Judá, e os seus príncipes, e o resto de Jerusalém, que ficou de resto nesta terra, e os que habitam na terra do Egito;
9 eu farei que sejam espetáculo horrendo, uma ofensa para todos os reinos da terra, um opróbrio e provérbio, um escárnio, e uma maldição em todos os lugares para onde os arrojarei.
10 E enviarei entre eles a espada, a fome e a peste, até que sejam consumidos de sobre a terra que lhes dei a eles e a seus pais.” (Jeremias 24.1-10)

Nenhum comentário:

Postar um comentário