segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

SALMO 118


Como no Salmo 115, neste, a casa de Arão é também citada particularmente a louvar ao Senhor juntamente com o povo de Israel, porque cabia aos sacerdotes, que eram daquela casa, a direção do culto do santuário do Senhor, ou seja, do templo e das sinagogas. 
São destacadas de modo especial a bondade e a misericórdia de Deus, como objeto da proclamação deles e da sua rendição de graças ao Senhor.
A grande lição que permeia quase todos os salmos e que bem faríamos em aprender não é somente a do dever constante do louvor e gratidão a Deus, como também o ato de invocá-lO no meio de nossas tribulações, porque o testemunho afirmado nos Salmos é o de que Ele sempre nos ouve e nos dá livramento.
A ponto de se perder o medo do que nos possa fazer o homem, porque temos a segurança de que o Senhor está conosco.
Há um grande princípio espiritual declarado neste salmo, que bem faríamos em observar, que o salmista expressa nas seguintes palavras:
“Melhor é buscar refúgio no SENHOR do que confiar no homem.  Melhor é buscar refúgio no SENHOR do que confiar em príncipes.”.
A citação de nações que cercaram o salmista, mas que foram destruídas por ele em nome do Senhor, pode indicar uma possível autoria de Davi deste salmo, porque ele nunca perdeu qualquer batalha durante o seu reinado, porque o Senhor sempre foi com ele, por causa da sua piedade e fé nEle, desde a sua juventude, quando matou um leão, um urso, e Golias, o gigante.
Ele diz que o haviam empurrado violentamente para fazê-lo cair, mas o Senhor lhe havia amparado, porque era a sua força e o seu cântico, que o salvou.
Por isso se ouve nas moradas dos justos a voz de júbilo e de salvação, porque a mão direita do Senhor faz proezas.
De modo que os que confiam nEle podem dizer com ousadia que não morrerão antes do tempo determinado pelo Senhor, para que possam dar testemunho das Suas grandes obras.
Ele pode castigar severamente os seus filhos, mas não os entregará à morte, como faz com os ímpios, porque preciosa é a vida de Seus filhos a Seus olhos, porque os ama e são as Suas testemunhas na terra.
Isto é concedido àqueles que têm entrado pela porta estreita da justiça de Deus, tal como o salmista entrara por ela, e desejava continuar entrando continuamente.
Porque esta é a porta do Senhor.
Ele mesmo é a porta do redil das Suas ovelhas.
E por ela podem entrar somente os justos (os que foram justificados pela fé nEle).
Este salmo foi proferido dentro do contexto do evangelho porque há citações abundantes nele que se referem à obra de Cristo e ao nosso relacionamento com Ele, como o que já comentamos anteriormente, e o que o salmista dirá adiante, quanto a render graças ao Senhor porque lhe acudiu e foi a sua salvação.
Ele foi e é, a pedra fundamental de esquina que os construtores da religião de Israel rejeitaram.
Jesus foi eleito pelo Pai para ser tal rocha de esquina, de maneira que não há outra que tenha sido dada aos homens, sobre a qual possam ser edificados espiritualmente.
Deus fez este dia de salvação, de graça, por meio de nos ter dado tal Rocha firme, que é Cristo.
Este é o dia aceitável do Senhor, que na verdade é composto de muitos dias correspondentes à dispensação da graça, e por este motivo, tal como o salmista devemos regozijarmo-nos nele, ou seja todos os dias de nossas vidas, enquanto durar tal dispensação, na qual Deus tem feito uma aliança com os pecadores através do sangue de Jesus.
Esta salvação do Senhor é para ser pedida com a boca, porque é somente pela fé nEle que somos salvos.
Devemos pedir que o Senhor nos faça prosperar neste caminho da salvação através da santificação de nossas vidas, de modo que  faça prosperar todos os Seus desígnios relativos à igreja
Por isso é bendito o que vem em nome do Senhor, a saber, o Messias, o Redentor, o Salvador, nosso Senhor Jesus Cristo, porque vem para nos salvar dos nossos pecados e nos tornar filhos de Deus.
Então estes que fazem parte da Casa do Senhor são abençoados, porque Deus é a luz deles, e é digno de que seja adorado com ações de graças. 


“Rendei graças ao SENHOR, porque ele é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre. Diga, pois, Israel: Sim, a sua misericórdia dura para sempre. Diga, pois, a casa de Arão: Sim, a sua misericórdia dura para sempre. Digam, pois, os que temem ao SENHOR: Sim, a sua misericórdia dura para sempre. Em meio à tribulação, invoquei o SENHOR, e o SENHOR me ouviu e me deu folga. O SENHOR está comigo; não temerei. Que me poderá fazer o homem? O SENHOR está comigo entre os que me ajudam; por isso, verei cumprido o meu desejo nos que me odeiam. Melhor é buscar refúgio no SENHOR do que confiar no homem.  Melhor é buscar refúgio no SENHOR do que confiar em príncipes. Todas as nações me cercaram, mas em nome do SENHOR as destruí.  Cercaram-me, cercaram-me de todos os lados; mas em nome do SENHOR as destruí.  Como abelhas me cercaram, porém como fogo em espinhos foram queimadas; em nome do SENHOR as destruí. Empurraram-me violentamente para me fazer cair, porém o SENHOR me amparou. O SENHOR é a minha força e o meu cântico, porque ele me salvou.  Nas tendas dos justos há voz de júbilo e de salvação; a destra do SENHOR faz proezas. A destra do SENHOR se eleva, a destra do SENHOR faz proezas. Não morrerei; antes, viverei e contarei as obras do SENHOR. O SENHOR me castigou severamente, mas não me entregou à morte. Abri-me as portas da justiça; entrarei por elas e renderei graças ao SENHOR. Esta é a porta do SENHOR; por ela entrarão os justos. Render-te-ei graças porque me acudiste e foste a minha salvação. A pedra que os construtores rejeitaram, essa veio a ser a principal pedra, angular;  isto procede do SENHOR e é maravilhoso aos nossos olhos.  Este é o dia que o SENHOR fez; regozijemo-nos e alegremo-nos nele. Oh! Salva-nos, SENHOR, nós te pedimos; oh! SENHOR, concede-nos prosperidade!  Bendito o que vem em nome do SENHOR. A vós outros da Casa do SENHOR, nós vos abençoamos. O SENHOR é Deus, ele é a nossa luz; adornai a festa com ramos até às pontas do altar. Tu és o meu Deus, render-te-ei graças; tu és o meu Deus, quero exaltar-te.  Rendei graças ao SENHOR, porque ele é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário