segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

SALMO 142 – Salmo de Davi



Quando este salmo foi escrito Davi ainda não reinava, e estava sendo perseguido por Saul, e encontrava-se escondido dele numa caverna.
Ele se encontrava completamente desamparado e não havia nenhum lugar de refúgio que fosse seguro, nem mesmo a caverna em que se encontrava, tal o grande número de espiões que estavam a serviço de Saul.
No entanto, ele sabia que o seu clamor seria atendido porque fizera do Senhor o Seu refúgio, e não pusera a sua confiança para ser livrado, na força do homem, senão no poder de Deus.
Podemos cometer dois grandes erros na aflição. O primeiro está na acomodação ao mal.
Na nossa descrença pensando que Deus não está interessado em fortalecer o nosso coração e alegrar a nossa alma.
Com isto, não clamamos por socorro como fez Davi. Não oramos. Não confiamos. Não cremos.
O segundo grande erro é o de subestimar a dor.
E tocarmos a vida com o coração atribulado julgando que somos mais fortes do que qualquer problema.
Davi não tinha vergonha de assumir e reconhecer que há situações que o nosso inimigo, seja ele qual for, e venha na forma que for, é mais forte do que nós.
E não temos outra alternativa senão a de recorrer ao auxílio do Altíssimo, do Todo Poderoso.
Há um mistério nisto, que Paulo bem conheceu: quando somos fracos então somos fortes.
A graça do Senhor se revela poderosa na nossa fraqueza.
O ato de prosseguir tentando parecer ser mais fortes do que as forças que nos oprimem e deprimem, pode fazer com que nós, nesta nossa auto-confiança venhamos a ficar amargurados, endurecidos, obstinados e frios.
O poder não é nosso e nem das forças que nos assolam, mas é exclusivo de Jesus Cristo.
Todo o poder Lhe foi dado nos céus e na terra, Ele tem autoridade sobre tudo e todos. É seu prazer ajudar-nos quando clamamos por socorro.   
Assim nossa primeira ocupação é a de recorrer a Deus. Façamos conhecidas de Deus nossas dúvidas e temores.  
Quando estamos na caverna da aflição não são palavras religiosas que irão nos ajudar. Não são meras palavras que temos que falar, mas colocar toda nossa angústia diante de Deus. Tal como uma criança devemos dizer ao Senhor todas as nossas angústias, nossas queixas, nossas misérias, temores. Se lhe confessarmos tudo, Ele dará ao nosso espírito um grande alívio, pois tem prometido libertar do cativeiro a alma que lhe clama por socorro na angústia (Sl 50.15).
Vão é o socorro humano quando estamos na caverna. Deus pode levantar homens para virem em nosso auxílio, mas devemos reconhecer que eles não viriam e não agiriam bem em nosso favor se o Senhor não os dirigisse em tal sentido.
 É importante destacar que quando Davi fez esta oração ele se encontrava num grande refúgio que era a  caverna de Adulão, e estava em companhia de seus familiares e de quatrocentos homens que haviam feito dele o seu chefe, mas Davi sabia que não há segurança confiável em nada neste mundo. E dispôs-se a buscar o único e verdadeiro e seguro refúgio, o Senhor nosso Deus.
 É preciso reconhecer como Davi que somente no Senhor há esperança e interesse em socorrer a nossa alma. Por isso ele orou assim nos versos 4 e 5:
4. Olha à minha direita e vê, pois não há quem me reconheça, nenhum lugar de refúgio, ninguém que por mim se interesse.
5. A ti clamo, Senhor; e digo: Tu és o meu refúgio, o meu quinhão na terra dos viventes.
 As tribulações aprisionam a nossa alma, colocam-na no cárcere. Ali perdemos a alegria da salvação, porque a alma é como um pássaro que só canta em liberdade. Os grilhões da maldade, da perseguição do inimigo que busca aprisionar a nossa alma, não podem resistir ao poder de Jesus que quebra todas as cadeias que nos prendem, e nos dá perfeita liberdade. Podemos caminhar livremente em Jesus. E por isso Davi orou:
6. Atendes ao meu clamor, pois me vejo muito fraco. Livra-me dos meus perseguidores, porque são mais fortes  do que eu.
7. Tira a minha alma do cárcere, para que eu te dê graças ao teu nome: os justos me rodearão, quando me fizeres esse bem.
Quando os homens são livrados da prisão, eles agradecem e louvam à pessoa que os libertou. Muito mais nós devemos adorar e louvar a Jesus pela liberdade que Ele nos dá. Devemos glorificar o seu santo nome porque somente ele é digno de adoração.
Há uma coisa para ser conhecida em relação às tribulações que sofremos:
Quando Deus quer fazer grande a uma pessoa, ele primeiro a quebra em pedaços.
Agora Davi seria rei sobre todo Israel. Por onde passava o caminho para o trono de Davi? Pela caverna de Adulão. Deveria ir para lá, perseguido por Saul, como um pária, um proscrito, porque esse era o caminho que o levaria a ser o rei que era segundo o coração de Deus.
Vocês não têm reparado em suas próprias vidas, que cada vez que Deus vai dar-lhes um crescimento, para lhes levar a uma esfera maior de serviço, ou nível mais elevado na vida espiritual, que primeiro vocês são derrubados? Por isso a Palavra diz que devemos ter por motivo de toda a alegria o passar por várias provações. Porque esta é a maneira de Deus trabalhar conosco. Faz com que tenhamos fome antes de dar-nos de comer.  Desnuda-nos antes de vestir-nos. Faz de nós nada, antes de fazer algo de nós.
Na aflição da caverna aprendemos a chorar com os que choram. Aprendemos a valorizar o sofrimento dos nossos irmãos e compartilhamos com eles as suas lutas, intercedendo por eles e socorrendo-os em suas tribulações.
 Sem a caverna não aprenderíamos nenhuma destas coisas, e por isso somos exortados a sermos gratos a Deus por tudo, e a entender que todas as coisas cooperam juntamente para o bem dos que amam a Deus.
Lembremos que quando Deus nos retirar da caverna, uma vez cessado o perigo, ou por termos recebido forças para enfrentá-lo, devemos vigiar para não sairmos nos lamentando da experiência que passamos, ao contrário o Senhor quer que o louvemos pelo Seu poderoso livramento, porque os que cantam são os que seguem adiante. Fora com todo o pessimismo e nuvens de tristeza que venham sobre nós, depois que temos sido libertados por Deus. Que se encontrem somente palavras de louvor e gratidão em nossos lábios, e outros se juntarão a nós, para receberem da mesma alegria e unção. Davi agia assim e devemos agir do mesmo modo, orando juntamente com ele:
7. Tira a minha alma do cárcere, para que eu te dê graças ao teu nome: os justos me rodearão, quando me fizeres esse bem.


“Ao SENHOR ergo a minha voz e clamo, com a minha voz suplico ao SENHOR.
Derramo perante ele a minha queixa, à sua presença exponho a minha tribulação.
Quando dentro de mim me esmorece o espírito, conheces a minha vereda.
No caminho em que ando, me ocultam armadilha.  Olha à minha direita e vê, pois não há quem me reconheça, nenhum lugar de refúgio, ninguém que por mim se interesse. 
A ti clamo, SENHOR, e digo: tu és o meu refúgio, o meu quinhão na terra dos viventes. 
Atende o meu clamor, pois me vejo muito fraco. Livra-me dos meus perseguidores, porque são mais fortes do que eu.
Tira a minha alma do cárcere, para que eu dê graças ao teu nome; os justos me rodearão, quando me fizeres esse bem.”

 

9 comentários:

  1. Parabéns!!
    Deus o abençoe com mais iluminação da palavra para que pessoas possam se fortalecer na fé através do auxilio de pessoas como você, que assume a responsabilidade em ajudar a todos expondo a palavra salvadora para o mundo!

    ResponderExcluir
  2. Só posso dizer, que maravilhosa reflexão, que Deus o abençoe e continue lhe inspirando. Abs

    ResponderExcluir
  3. Só posso dizer, que maravilhosa reflexão, que Deus o abençoe e continue lhe inspirando. Abs

    ResponderExcluir
  4. A paz do Senhor! Que vc seja usado todos os dias por Deus, pois suas palavras não só auxiliam no estudo da biblia acalenta tbm a alma dos irmãos.

    ResponderExcluir
  5. A paz do Senhor! Que vc seja usado todos os dias por Deus, pois suas palavras não só auxiliam no estudo da biblia acalenta tbm a alma dos irmãos.

    ResponderExcluir
  6. Que eu possa chegar ao exemplo de Davi ! Preciso chegar! Sempre medito minhas ações como está? Espero ouvir do Senhor o Caminho certo e que ele me tire deste cárcere e me faça uma pessoa livre e confiante para atender a sua vontade! Possa entender, Que o Espirito Santo do Senhor me mostre o livro árbitro para seguir minha vida espiritual! A verdade é que, preciso soltar as armas do coração!

    ResponderExcluir
  7. GLORIA DEUS PORQUE ELE E MIZERICORDIOSO, PORQUE TU ES UM DEUS QUE NUNCA DESAMPARA OS SEUS ESCOLHIDOS. AINDA QUE A MAE E O PAI ESQUECE DOS SEUS FILHOS, DEUS JAMAIS ESQUECERA DOS SEUS FILHOS.

    ResponderExcluir