terça-feira, 4 de dezembro de 2012

SALMO 15 - Salmo de Davi


“Quem, SENHOR, habitará no teu tabernáculo? Quem há de morar no teu santo monte?  O que vive com integridade, e pratica a justiça, e, de coração, fala a verdade;  o que não difama com sua língua, não faz mal ao próximo, nem lança injúria contra o seu vizinho;  o que, a seus olhos, tem por desprezível ao réprobo, mas honra aos que temem ao SENHOR; o que jura com dano próprio e não se retrata;  o que não empresta o seu dinheiro com usura, nem aceita suborno contra o inocente. Quem deste modo procede não será jamais abalado.” 

Comentário:

Este Salmo revela quão puro era o caráter de Davi, e por isso Deus se referiu a ele como sendo um homem que era segundo o Seu coração.
Aqui Davi, fala com certeza, no Espírito, qual é também o caráter de todos os demais que haverão de habitar na morada do santo monte do Senhor.
Não necessitamos repetir as qualificações que ele enumera no texto para não sermos repetitivos, porque são muito claras por si mesmas.
Davi não está dizendo que a justificação que dá a salvação da alma do pecador é obtida pela prática destas obras, mas que elas são a evidência de uma verdadeira salvação naqueles que as praticam de fato, porque estes jamais serão abalados, porque sabemos que foram justificados simplesmente pela sua fé em Cristo.   



Nenhum comentário:

Postar um comentário