terça-feira, 4 de dezembro de 2012

SALMO 23 – Salmo de Davi



Este é talvez o mais conhecido e citado de todos os salmos.
Há em suas poucas palavras uma melodia espiritual que encanta a alma e que a faz se sentir segura e em repouso na presença do Senhor, como a ovelha que se sente segura por ser apascentada pelo seu próprio pastor.
Aqui é declarado o cuidado perfeito, desta ato de Jesus em apascentar as suas ovelhas, quanto a governá-las, alimentá-las, curá-las, enfim, em realizar tudo o que um pastor faz para que seu rebanho se sinta saudável e seguro.
Todavia, ao falar do Senhor como sendo o seu próprio pastor, Davi, não estava concentrando a sua atenção em cuidados meramente terrenos, mas sobretudo nos caminhos da justiça evangélica pelos quais o Senhor conduz o Seu rebanho, por amor do Seu próprio nome, porque não pode negar a Si mesmo, e deve se revelar como fiel Pastor que é, em todas as coisas que realiza para cuidar perfeitamente das Suas ovelhas, especialmente nos combates espirituais que são travados com os principados e as potestades do mal. .
De modo que estando debaixo do Seu cuidado, não há de se temer o vale da sombra da morte, ou qualquer mal, porque a Sua presença é garantia de segurança e de vida eterna para nós.
O seu bordão e cajado de governo é um consolo para o Seu rebanho, porque sabemos que estando submissos e obedientes à Sua vontade, não nos desviando da Sua presença, podemos ter a certeza de achar o conforto, o consolo, que Ele nos dá através do Seu Santo Espírito.
Tal é a segurança que temos na nossa comunhão com o nosso amado Pastor que ainda que estejamos num mundo rodeados de inimigos por todos os lados, o Senhor sempre nos preparará uma mesa na presença deles, com toda a sorte de provisões que nos sejam necessárias, especialmente o óleo da unção com o qual unge a nossa cabeça, fazendo com que o cálice da nossa vida transborde com toda sorte de bênçãos espirituais nas regiões celestiais juntamente com Ele.
A Sua graça, na qual estamos firmes, nos dá a segurança de que isto não é apenas para alguns momentos, mas para todos os dias da nossa vida, com a bondade e a misericórdia do Senhor sempre nos seguindo, e estando acessíveis a nós, para que possamos habitar para sempre em Sua presença, em Sua casa celestial, por meio de nosso amado Pastor, nosso Senhor Jesus Cristo.       
 

“O SENHOR é o meu pastor; nada me faltará.
Ele me faz repousar em pastos verdejantes.
Leva-me para junto das águas de descanso;  refrigera-me a alma.
Guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome.
Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam.
 Preparas-me uma mesa na presença dos meus adversários, unges-me a cabeça com óleo; o meu cálice transborda.
Bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do SENHOR para todo o sempre.”  

Nenhum comentário:

Postar um comentário