quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Daniel 10

Esta visão foi dada a Daniel, dois anos depois de ter tido a relatada no capítulo anterior, pois a tivera no terceiro ano do reinado de Ciro, quando os judeus já haviam retornado à Palestina sob Zorobabel.
Ele teve uma visão teofânica do próprio Cristo, que o deixou sem forças, tal como ficara o apóstolo João quando tivera a visão do Senhor glorificado no livro de Apocalipse. 
O Senhor lhe aparecera porque Daniel foi movido em seu espírito a jejuar até que lhe fossem dadas revelações mais precisas sobre o destino futuro de Israel, quanto à promessa de ser feito nação e reino sacerdotal sobre toda a terra.
Por três semanas inteiras, ou seja, por 21 dias ele estivera orando e  jejuando até que o Senhor lhe apareceu dizendo que viera para lhe expressar o que está declarado na escritura da verdade, ou seja, o sentido das profecias bíblicas sobre o futuro eterno de Israel.
E isto seria feito a partir do capítulo seguinte.
Foi no meio de grande batalha espiritual que o Senhor chegara a Daniel, porque Satanás, a quem ele chama de Príncipe da Pérsia lhe havia resistido, e ainda resistiria, conforme Ele dissera a Daniel (v. 20).
Esta peleja contra o príncipe dos persas, até que viesse o príncipe da Grécia (v. 20), significada que os poderes celestiais já estavam operando para a derrubada da Pérsia, de modo que a Grécia lhe tomasse os domínios, dando-se cumprimento às visões que haviam sido dadas a Daniel.   



“1 No terceiro ano de Ciro, rei da Pérsia, foi revelada uma palavra a Daniel, cujo nome é Beltessazar; a palavra era verdadeira e envolvia grande conflito; ele entendeu a palavra e teve a inteligência da visão.
2 Naqueles dias, eu, Daniel, pranteei durante três semanas.
3 Manjar desejável não comi, nem carne, nem vinho entraram na minha boca, nem me ungi com óleo algum, até que passaram as três semanas inteiras.
4 No dia vinte e quatro do primeiro mês, estando eu à borda do grande rio Tigre,
5 levantei os olhos e olhei, e eis um homem vestido de linho, cujos ombros estavam cingidos de ouro puro de Ufaz;
6 o seu corpo era como o berilo, o seu rosto, como um relâmpago, os seus olhos, como tochas de fogo, os seus braços e os seus pés brilhavam como bronze polido; e a voz das suas palavras era como o estrondo de muita gente.
7 Só eu, Daniel, tive aquela visão; os homens que estavam comigo nada viram; não obstante, caiu sobre eles grande temor, e fugiram e se esconderam.
8 Fiquei, pois, eu só e contemplei esta grande visão, e não restou força em mim; o meu rosto mudou de cor e se desfigurou, e não retive força alguma.
9 Contudo, ouvi a voz das suas palavras; e, ouvindo-a, caí sem sentidos, rosto em terra.
10 Eis que certa mão me tocou, sacudiu-me e me pôs sobre os meus joelhos e as palmas das minhas mãos.
11 Ele me disse: Daniel, homem muito amado, está atento às palavras que te vou dizer; levanta-te sobre os pés, porque eis que te sou enviado. Ao falar ele comigo esta palavra, eu me pus em pé, tremendo.
12 Então, me disse: Não temas, Daniel, porque, desde o primeiro dia em que aplicaste o coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, foram ouvidas as tuas palavras; e, por causa das tuas palavras, é que eu vim.
13 Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu por vinte e um dias; porém Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me, e eu obtive vitória sobre os reis da Pérsia.
14 Agora, vim para fazer-te entender o que há de suceder ao teu povo nos últimos dias; porque a visão se refere a dias ainda distantes.
15 Ao falar ele comigo estas palavras, dirigi o olhar para a terra e calei.
16 E eis que uma como semelhança dos filhos dos homens me tocou os lábios; então, passei a falar e disse àquele que estava diante de mim: meu senhor, por causa da visão me sobrevieram dores, e não me ficou força alguma.
17 Como, pois, pode o servo do meu senhor falar com o meu senhor? Porque, quanto a mim, não me resta já força alguma, nem fôlego ficou em mim.
18 Então, me tornou a tocar aquele semelhante a um homem e me fortaleceu;
19 e disse: Não temas, homem muito amado! Paz seja contigo! Sê forte, sê forte. Ao falar ele comigo, fiquei fortalecido e disse: fala, meu senhor, pois me fortaleceste.
20 E ele disse: Sabes por que eu vim a ti? Eu tornarei a pelejar contra o príncipe dos persas; e, saindo eu, eis que virá o príncipe da Grécia.
21 Mas eu te declararei o que está expresso na escritura da verdade; e ninguém há que esteja ao meu lado contra aqueles, a não ser Miguel, vosso príncipe.”



Nenhum comentário:

Postar um comentário